« Home | Coreia do Norte põe fim ao seu programa nuclear » | Cavaco Silva critica política de Saúde actual » | Universitários contra política educacional do governo » | SIC Comédia termina emissão no final do ano » | Novo caso de contaminação por polónio » | Papa Bento XVI refere importância dos valores cris... » | Fundos da UE para a ciência demoram a chegar » | China e Paquistão reforçam relações » | Paquistão testa míssil capaz de transportar ogivas... » | Violência não cessa no Iraque »

Faltas de verbas comprometem futuro da Wikipedia

O site da Wikipedia pode encerrar dentro de alguns meses, isto se se confirmarem os prognósticos da directora da Fundação Wikimedia Florence Nibart-Devouard, que chefia o grupo que controla a maior enciclopédia on-line de acesso livre e gratuito. Responsáveis pela Wikipedia consideram “muito exageradas” as previsões da chairwoman e afastam possibilidade de encerrar portal.
A declaração de Florence Devouard surgiu na conferência LIFT07 e dá conta dos problemas económicos que poderão levar ao encerramento daquele portal. Segundo o presidente da Fundação Wikimedia, o site fechará dentro de três meses porque os fundos que tem apenas pagarão as dívidas dentro deste curto prazo.

A Wikipedia sofreu uma expansão acelerada desde a sua criação em 2001. A enciclopédia digital funcionava normalmente com cerca de um milhão de dólares anuais, perto de 770 mil euros e empregava 2005 apenas um funcionário (actualmente emprega dez). Hoje em dia, e de acordo com a presidente do conselho da administração da Wikimedia, para manter o portal activo são precisos 3.842 milhões de euros.

A chairwoman da Wikimedia afirmou na conferência de Genebra sobre o impacto da tecnologia na sociedade que o site depende donativos porque os contribuidores dos EUA e da Europa não aceitam a comercialização do portal através da publicidade, que poderia ajudar na manutenção da enciclopédia.

Alerta de encerramento “muito exagerado”, dizem responsáveis pela Wikipedia

Contra a visão pessimista de Florence Devouard, alguns responsáveis pela Wikipedia consideram “muito exageradas” as declarações da directora da Wikimedia. Os mesmos responsáveis asseguram ainda que não há intenção de fechar o portal enciclopédico, embora reconheçam enfrentar sérias dificuldades económicas na sua manutenção.

A Wikipedia “está de boa saúde”, afirmou o porta-voz da Wikimedia, Sandy Ordonez, que disse ainda que “os comentários de Devouard foram retirados de contexto”. O anúncio do artigo 200 mil na versão espanhola da enciclopédia vem, de alguma forma, desviar qualquer atenção de encerramento do site.

(Imagem: Wikipedia Portugal)