« Home | Faltas de verbas comprometem futuro da Wikipedia » | Coreia do Norte põe fim ao seu programa nuclear » | Cavaco Silva critica política de Saúde actual » | Universitários contra política educacional do governo » | SIC Comédia termina emissão no final do ano » | Novo caso de contaminação por polónio » | Papa Bento XVI refere importância dos valores cris... » | Fundos da UE para a ciência demoram a chegar » | China e Paquistão reforçam relações » | Paquistão testa míssil capaz de transportar ogivas... »

Sida: cientistas descobrem forma para combater o vírus

Investigadores norte-americanos anunciaram ontem ter descoberto um ponto fraco na estrutura do vírus da Sida, através do qual os cientistas conseguem neutralizar o vírus por vacinação. O processo central passa por bloquear a ligação entre o vírus HIV e a célula imunitária.

Uma equipa de cientistas dos Institutos Nacionais de Saúde norte-americanos (NIH) “revelou um buraco na armadura do vírus de imunodeficiência humana (HIV)”, que permite neutralizar o vírus através de anticorpos produzidos por intermédio de uma vacina.

O anúncio foi divulgado ontem em comunicado pelo director daquela instituição, Elias Zerhouni, que afirma que os cientistas descobriram uma nova forma de combater o vírus da Sida.

“Um dos grandes desafios do nosso tempo”, é assim que classifica Elias Zerhouni o facto de ainda não ter aparecido uma vacina capaz de eliminar o HIV. O vírus HIV tem extrema facilidade em escapar à neutralização dos anticorpos, pelo que foi encontrada “uma nova via para enfrentar o desafio”, afirmou o director.

O vírus HIV encontra-se em constante mutação, mas deve permanecer algumas partes estáveis para se fixar aos receptores CD4 das células do sistema imunitário, onde se reproduz.

À escala atómica, cientistas do Instituto Nacional Americano contra as Alergias e as Doenças Infecciosas (NIAID) e da NIH examinaram a evolução contínua da conformação do sítio de ligação entre a glicoproteína viral 120 (GP120) e o receptor CD4 da célula-alvo (ver imagem relacionada).

Em 1998, a equipa de investigadores liderada por Peter Kwong conseguiu uma imagem de raios-X desta ligação que permitiu determinar vários pontos do vírus que podiam ser alvos de vacinas ou de medicamentos. A mesma investigação tinha revelado também a extensão das defesas de que dispõe o HIV.

Com os últimos esforços dedicados ao vírus da Sida, foi possível compreender a interacção entre o anticorpo b12, encontrado no sangue de pessoas resistentes ao HIV, e a molécula viral gp120.

O anticorpo b12 ao ligar-se à molécula viral impede a ligação desta com o receptor CD4 da célula-hóspedeira.

“O desenvolvimento de vacinas contra o vírus da Sida” é um dos principais objectivos desta investigação, revelou um dos autores do trabalho Gary Nabel.

Imagem: NIAID