« Home | Universidade do Minho termina II Apuramento de Hóq... » | UM disputa Europeu de Futebol Robótico na Alemanha » | Pressões do governo não limitaram o trabalho dos j... » | UnI corre o risco de encerramento compulsivo » | Ciclista da UM convocado para selecção nacional » | Bill Kovach nas X jornadas de Comunicação Social » | Troféu Reitor abre hoje inscrições » | “Comunicação e Cidadania” em debate no V Congresso... » | Universidade do Minho no pódio do II Open de Apura... » | MeIntegra organiza Acções de Formação Avançada »

Universidade do Minho terá novas instalações desportivas e de apoio médico

O Complexo Desportivo da Universidade do Minho no campus de Gualtar irá contar com mais um pavilhão desportivo, uma sala de cardio fitness e um centro médico, numa obra orçamentada em 880.000 euros.

Em declarações ao UM Dicas, o administrador dos SASUM, engenheiro Carlos Silva, afirma que este novo pavilhão desportivo servirá de complemento à prática de algumas modalides que não precisam de um espaço tão grande para a sua execução.

A construção do pavilhão surge para responder às necessidades do Instituto de Estudos da Criança (IEC) transferido, há poucos meses, para o campus de Gualtar. Assim, o pavilhão servirá de apoio às aulas de Educação Física dos cursos de Educação de Infância e Ensino Básico do 1º ciclo do IEC.

A ampliação da sala de musculação surgirá, de igual modo, para responder às necessidades da comunidade. Actualmente, a área do cardio fitness, nas horas de maior solicitação desta actividade, não corresponde às necessidades dos utentes.

O novo centro médico, para além da medicina desportiva, integrará o apoio da medicina geral, que já existe para os estudantes mas que se prevê que seja estendido à comunidade em geral. O administrador dos SASUM, Carlos Silva, assevera que o centro deverá contar com um médico em serviço e que qualquer pessoa da Universidade poderá ter uma consulta, não necessitando de se deslocar a outro lugar fora do campus.

Carlos Silva revelou que, se tudo correr dentro da normalidade, a obra deverá iniciar-se em meados de Abril e estará concluída entre Setembro e Outubro do presente ano. A construção do pavilhão assume uma posição prioritária, na medida em que o IEC necessita do espaço para as suas actividades pedagógicas.

A integração das novas infra-estruturas no espaço existente foi, também, uma preocupação dos SASUM, sendo que o acesso ao novo pavilhão e à sala de musculação será efectuada pelos actuais acessos aos respectivos espaços. Apenas o centro médico possuirá um acesso específico.


Artigo editado em: http://www.comumonline.net/noticia.asp?id=1813