« Home | Arcade Fire confirmados no Super Bock Super Rock » | Presidente da República reúne com líderes partidár... » | Ku Klux Klan cresce nos Estados Unidos da América » | Sida: cientistas descobrem forma para combater o v... » | Faltas de verbas comprometem futuro da Wikipedia » | Coreia do Norte põe fim ao seu programa nuclear » | Cavaco Silva critica política de Saúde actual » | Universitários contra política educacional do governo » | SIC Comédia termina emissão no final do ano » | Novo caso de contaminação por polónio »

Britânicos sequestrados em zona desértica da Etiópia

Cinco britânicos foram sequestrados quinta-feira numa zona remota da região de Afar, nordeste da Etiópia. No grupo seguiam alguns funcionários da embaixada do Reino Unido na capital etíope, Adis Abeba. Entretanto, foram já localizados dois grupos de turistas que estavam dados como desaparecidos nessa região desértica.

“Cinco europeus e 13 etíopes foram sequestrados por desconhecidos, quinta-feira à noite num acampamento da zona de Hamed Ela, junto à fronteira com a Eritreia”, divulgou a agência noticiosa etíope ENA, com base na informação da polícia.

Os cinco europeus têm nacionalidade britânica, segundo atestou um responsável da agência de viagens da Etiópia que transportou os turistas para Afar à AFP. O mesmo declara que o rapto aconteceu na noite de quarta para quinta-feira e que, para além dos britânicos, também oito funcionários etíopes se encontram desaparecidos.

Momentos antes da declaração da agência de viagens, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido tinha confirmado que cinco britânicos continuavam desaparecidos, alguns dos quais “funcionários da embaixada em Adis-Abeba e que lhe são próximas”.

A confirmação do sequestro foi efectuada após o conhecimento do paradeiro dos dois grupos turísticos. O guia do primeiro grupo, que levava dez cidadãos franceses, explicou à agência de viagens Origins Ethiopia que o telefone de satélite tinha avariado.

O segundo grupo, em que seguiam outros sete franceses, e que tinha ido escalar um vulcão na região, estava também dado como desaparecido, mas também já entrou em contacto a agência turística.

A região desértica de Afar é conhecida pela sua riqueza geológica e, por isso, altamente turística, mas é considerada uma zona perigosa devido aos bandidos que atacam com frequência nessa zona. Entre os anos 1998 e 2000, a Etiópia esteve em guerra com o país vizinho Eritreia, em disputa estavam as fronteiras entre os dois países.