« Home | Britânicos sequestrados em zona desértica da Etiópia » | Arcade Fire confirmados no Super Bock Super Rock » | Presidente da República reúne com líderes partidár... » | Ku Klux Klan cresce nos Estados Unidos da América » | Sida: cientistas descobrem forma para combater o v... » | Faltas de verbas comprometem futuro da Wikipedia » | Coreia do Norte põe fim ao seu programa nuclear » | Cavaco Silva critica política de Saúde actual » | Universitários contra política educacional do governo » | SIC Comédia termina emissão no final do ano »

Apito Dourado: Valentim Loureiro e Pinto de Sousa vão esperar julgamento

Juiz recusa inconstitucionalidade das escutas


O ex-presidente da Liga Valentim Loureiro e o ex-presidente do Conselho de Arbitragem Pinto de Sousa vão ser julgados no âmbito do processo Apito Dourado. A decisão do tribunal de Gondomar foi ontem conhecida e apenas três dos 27 arguidos é que não foram pronunciados.

O ex-presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Valentim Loureiro, vai ser julgado por 27 crimes, 26 dos quais de corrupção activa e um de prevaricação, sendo despronunciado de um crime de prevaricação.

Também o ex-presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol do Pinto de Sousa vai a julgamento. O ex-dirigente é acusado de 26 crimes de corrupção passiva para acto ilícito.

O ex-presidente Gondomar Sport Clube José Luís Oliveira também foi prenunciado e vai sentar-se no banco do réu, tendo sido acusado de 26 crimes de corrupção activa e 21 crimes de corrupção desportiva activa.

O juiz de instrução Pedro Miguel Vieira rejeitou a tese advogada pela defesa que argumentava a inconstitucionalidade das 16 mil escutas telefónicas. A nulidade das escutas era o grande trunfo dos advogados do Major e de José Luís Oliveira, mas o juiz determinou-as como prova legítima.

Entre os despronunciados encontram-se o ex-árbitro de futebol Rui Mendes e os árbitros Sérgio Pereira e Aníbal Gonçalves, inicialmente acusados cada um de um crime de corrupção passiva.

Quatro meses após o início do processo instrutório, o Tribunal de Gondomar decidiu levar para julgamento o processo Apito Dourado, que inclui investigações a casos de corrupção e tráfico de influências entre dirigentes do futebol e autarcas.

Defesa já anunciou que vai recorrer da decisão

O advogado de Valentim Loureiro, Amílcar Fernandes, mostrou-se “surpreendido” com a deliberação do tribunal em legitimar as escutas telefónicas. “Tenho de reconhecer que essa era a parte em que mais apostava", afirmou Amílcar Fernandes aos jornalistas.

O advogado de defesa de Valentim revelou-se, no entanto, confiante para o julgamento: "O processo ainda não acabou, a parte mais importante é o julgamento".

Também o advogado do ex-presidente do clube de Gondomar, Artur Marques, manifestou o seu desapontamento quanto à decisão do juiz: “Vou recorrer em relação a várias matérias, nomeadamente a questão da nulidade e da inconstitucionalidade (das escutas telefónicas)".

(Foto:Adriano Miranda/Público)
Artigo editado: http://www.comumonline.net/noticia.asp?id=1436