segunda-feira, maio 07, 2007

Nicolas Sarkozy é o próximo Presidente da França

Nicolas Sarkozy venceu, na segunda volta, a corrida à presidência da França com 53,06 por cento. Os resultados conhecidos ontem indicam que a candidata socialista, Ségolène Royal, recolheu 46,94 por cento dos votos do eleitorado.

No seu discurso de vitória, realizado em Paris, perante os seus apoiantes, Sarkozy considerou-se o Presidente de uma França unida, moderna e voltada para a Europa. O antigo ministro do Interior afirmou que pretende proceder a uma mudança da mentalidade francesa, quebrando com as “ideias, costumes e comportamentos do passado”.

Nicolas Sarkozy não esqueceu a sua rival no momento da vitória. O candidato vencedor expressou o seu respeito por Ségolène Royal, mas, ao mesmo tempo fez saber que quer ser o “Presidente de todos os franceses sem excepção”. Mesmo assim, enquanto os eleitores de Sarkozy festejavam pelas ruas de Paris, alguns jovens, supostamente da extrema-esquerda, causaram distúrbios não só em Paris, mas também em Toulouse, Lille, Nantes, Lyon, Nancy e Metz.

No mesmo discurso, o sucessor de Jacques Chirac, revelou-se um convicto apoiante da “construção europeia”. Em relação ao Estados Unidos da América, Sarkozy considera que estes devem ter uma atitude mais preocupada no que toca ao ambiente.

Ségolène Royal aceita a derrota

Ségolène Royal reconheceu a derrota assim que se conheceram as primeiras previsões. A candidata chamou a si as culpas da derrota nas presidenciais e só espera que Sarkozy cumpra aquilo que prometeu na campanha.

Nas suas declarações, aquela que podia ter sido a primeira mulher a ocupar a presidência da França, agradeceu a todos os apoiantes.


Foto: Reuters
Texto editado no ComUm online

quinta-feira, maio 03, 2007

Universidade do Minho de ouro em andebol masculino

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) venceu o Campeonato Nacional Universitário (CNU) de andebol masculino ao derrotar, no pavilhão desportivo de Gualtar, em Braga, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) por 34-28.

Nos minutos inicias da partida as duas equipas foram muito semelhantes e isso estava bem visível no marcador, que assinalava um empate a três bolas no oitavo minuto. Seguiu-se um domínio avassalador dos atletas da Universidade do Minho que aos 16 minutos encontravam-se a vencer por uma margem confortável de 7 golos (11-4).

A AAUM foi mais forte que os atletas do Porto e chegou ao final da primeira parte a vencer por 19-12. O treinador da AAUM, Gabriel Oliveira estava, certamente, satisfeito com o desempenhos dos seus atletas.

Na segunda parte, a FADEUP equilibrou as contas e, ao minuto 24, encontrava-se apenas com uma desvantagem de quatro golos. Apesar do ritmo dos jogadores da FADEUP, os atletas minhotos nunca perderam o controlo do jogo e acabaram por vencer a partida por 34-28, conquistando o CNU de andebol masculino.

Depois de eliminada pela AAUM, a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (AEISEP) assegurou o terceiro lugar na competição ao derrotar a formação da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (AEFCUP) por 27-20.

Texto editado em: http://www.comumonline.net/noticia.asp?id=1984
Foto: UMdicas

quarta-feira, maio 02, 2007

Minhotos na final do Campeonato Nacional de Andebol

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) venceu a formação da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (AEISEP) por 33-23, garantindo, assim, um lugar na final do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de andebol masculino.

A jogar em casa, a AAUM mostrou-se, durante toda a partida, uma equipa mais coesa e mais forte táctica e tecnicamente em relação à formação do Porto, tendo, inclusive, estado a vencer por 8-0. O resultado ao intervalo (17-6) excluía quaisquer dúvidas em relação ao valor dos atletas minhotos.

Na segunda parte a equipa da AEISEP melhorou a sua finalização e conseguiu aproximar-se da formação orientada por Gabriel Oliveira, nunca tendo, no entanto, colocado em causa a vitória da AAUM, que soube sempre gerir o seu esforço. O jogo chegou ao fim com uma vitória clara dos atletas minhotos por 33-23.

O treinador da formação do Minho, Gabriel Oliveira, em declarações ao UM Dicas, asseverou que “o resultado mostrou como foi o jogo”. Gabriel Oliveira contava com uma partida mais equilibrada, no entanto, a AEISEP “mostrou não ter argumentos”. Já o treinador adjunto, Claúdio Mesquita, não conseguiu destacar um jogador em particular, evidenciando o “colectivo” como factor preponderante da vitória minhota.


FALTA DE FAIR-PLAY

A partida ficou marcado por alguns incidentes e comportamentos pouco profissionais de alguns jogadores. Na primeira parte do jogo, o guarda-redes da AEISEP e o número 14 da AAUM foram expulsos após um desentendimento entre os atletas. A dois minutos do fim, o número 9 dos visitados foi também expulso por alegados insultos ao árbitro.

O treinador da formação minhota lamentou a atitude dos jogadores da AEISEP, afirmando que tiveram “mau perder”.


FINAL ESPERA-SE RENHIDA

A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) é o último obstáculo que a AAUM irá enfrentar. A vitória por 30-27 ante a equipa da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (AEFCUP) colocou a formação do Porto na final, a disputar amanhã pelas 18h30, no pavilhão desportivo de Gualtar, em Braga.

O pavilhão desportivo Sá Leite, em Braga, recebe amanhã, pelas 15 horas, o jogo do 3º e 4º classificados que opõe a formação da AEISEP à AEFCUP.


Artigo editado em: http://www.comumonline.net/noticia.asp?id=1960
Foto: UMdicas